O QUE QUEREMOS?
Nosso objetivo é reativar a horta escolar na EC 115N. Uma horta escolar é um laboratório incrível para a aplicação multidisciplinar de conhecimentos e para a aprendizagem em comunidade, compartilhando vivências que favorecem a relação com a natureza.
Além disso, quando estiver implantada, a produção de hortaliças e outras plantas comestíveis cultivadas de modo orgânico, sem agrotóxicos, vai poder contribuir para diversificar a merenda e melhorar o consumo de alimentos saudáveis na escola e na comunidade.
ONDE?
Identificamos alguns locais para a possível implantação.
A escola já contou com uma horta na lateral esquerda. Este é o local mais adequado na área externa dentro dos muros da escola, pelo espaço e pela quantidade de sol que o local recebe.
Outro espaço que pode vir a ser usado para um jardim vertical é o muro interno ao lado da cozinha.
Existem ideias bacanas para construir uma horta ou jardim numa parede, usando inclusive materiais reciclados.
E temos ainda os canteiros internos, que atualmente estão muito bonitos, como os nossos pés de mamão e de maracujá.




Mas podemos plantar outros tipos de mudas nos canteiros internos, com especial atenção para os temperos, chás e outras ervas e plantas comestíveis ou medicinais.
Todas estas ideias de locais estão sendo conversadas para a identificação do espaço mais apropriado para iniciar.
QUEM?
Cultivar uma horta exige dedicação, carinho, e uma rotina de cuidados cíclicos. A nossa horta vai precisar do envolvimento das crianças e adultos da comunidade escolar, desde o preparo do solo, o plantio das sementes e mudas, até o manejo e manutenção, por exemplo para a irrigação e a poda - conforme o planejamento que faremos juntos.
Mas também vamos contar com o apoio técnico de parceiros, como a Coordenação de Agricultura Urbana da EMATER/DF, que vem ajudando na implantação de mais de uma centena de hortas escolares por ano no Distrito Federal; e outros parceiros que venham se somar a nós neste aprendizado orgânico.
COMO?
Para implantar uma horta, precisamos planejar as etapas do nosso trabalho. Quanto mais esse planejamento for coletivo, mais gratificante e rico será o aprendizado.
Então, vamos decidir juntos como será a melhor forma para cada etapa: se serão convocados mutirões extra-classe ou se as etapas serão incorporadas no projeto pedagógico de uma ou mais turmas da escola; se as etapas vão acontecer durante a semana no turno da aula, no contra-turno, ou num fim de semana; e assim por diante.
Em geral, as etapas serão mais ou menos estas:
1 - Planejamento:
Onde será o local da horta? Vamos fazer na área externa e interna, ou começar só num local?
Como será o desenho dos canteiros? Será horta no chão? Será horta suspensa?
Serão canteiros retos? Em ilhas? Ou uma horta em espiral?




Os caminhos entre os canteiros serão marcados com garrafas PET, com madeira, com bambu, com tijolos, com telhas?
(OBS: muitas hortas,inclusive em escolas, usam pneus reciclados; porém, não colocamos aqui nenhuma referência visual desse tipo de horta, porque ao mesmo tempo há cada vez mais alertas sobre o risco de se plantar alimentos DENTRO de pneus).


Quais os tipos de materiais iremos precisar? Quais parceiros poderão nos ajudar?
Como poderemos compartilhar as responsabilidades entre nós para o cuidado da horta?
Todas estas são perguntas que vamos nos colocar para chegar a um bom planejamento para iniciar nossa horta.
2 - Escolha do local, do desenho da horta e das variedades das plantas:
A escolha do local é muito importante. É nele que as plantas irão se desenvolver, por isso precisa ter boa incidência de sol, terra "fofa", proximidade de água para irrigação.

A escolha das plantas que serão cultivadas vai levar em conta as variedades mais favoráveis ao clima do local, ou que sejam da estação, e ainda, como podem ser envolvidas nos processos de aprendizagem. Após a escolha, podem ser feitas plaquinhas de identificação para as hortaliças.
3 - Preparo do solo e das mudas:

Poderá ser necessário mais de uma aula ou de um dia de mutirão para o preparo correto do solo. Esta etapa deverá contar com a ajuda de um técnico.
Alguns vegetais serão plantados como sementes, outros precisam ser desenvolvidos como mudas antes de serem transplantados para o local definitivo na horta. Os períodos de desenvolvimento de semente até muda e depois planta também variam. É possível fazer um berçário ou viveiro em outra parte da escola, para esperar que as mudas fiquem prontas para o plantio.
4 - Plantio:
Para este dia poderá ser convocado um mutirão, por exemplo num dia de sábado letivo, para envolver igualmente alunos, professores e outros profissionais da escola, e as famílias.
O solo deverá estar revolvido e preparado com cobertura vegetal, para criar bastante matéria orgânica. As sementes e mudas serão plantadas observando o espaçamento devido, de acordo com a espécie.
5 - Manutenção:
As turmas poderão estabelecer um sistema de rodízio fixo para regar a horta, ou um painel para controle da última rega de modo voluntário.
Não pode nem regar demais nem matar as plantinhas de sede...
Nos dias de calor mais intenso, a horta deve ser regada preferencialmente no início da manhã e no final da tarde. Mas a quantidade de vezes irá variar.
Para saber se está na hora de regar novamente, vale verificar a umidade ou secura da camada de terra abaixo da superfície.
É preciso regar preferencialmente afastando as folhas, para atingir a terra.
Por outro lado, se o solo ficar encharcado demais, pode acarretar o aparecimento de fungos e até a morte das plantas.
Por isso tudo, é preciso estar atento à temperatutra, umidade do ar, época do ano, rega anterior etc.
Já o adubo tem que ser colocado periodicamente, sempre que houver necessidade de reciclagem dos nutrientes. Será ótimo poder adubar o solo com composto feito no minhocário ou outro tipo de composteira.
QUANDO?
A Comissão já deu início a algumas das atividades previstas acima, consultando outros parceiros dentro e fora da escola para o melhor planejamento do projeto. Em breve, vamos socializar aqui as datas nas quais acontecerão algumas das etapas acima. Aguardem e venham conosco!
Comentários
Postar um comentário