A Revolução dos Baldinhos já está começando na EC 115N!

Após a conversa inicial na roda aberta do dia 10/5, a criançada da manhã ajudou a construir o minhocário com a palhaça Cocada... mas só isso não basta para a gente fazer a compostagem funcionar na nossa escola.


Agora a gente precisa combinar direitinho como será a rotina de separação dos resíduos orgânicos (porque nem todos podem ser compostados), quem vai levar no minhocário, como, quando etc.


Como temos crianças e adultos da Sala Amarela matutina na Comissão, a gente conversou com as educadoras Ingrid e Mara pra iniciar nesta turminha um modelo de rotina que, se der tudo certo, vai poder ser replicado nas outras salas.


Funciona um pouco como o pessoal fez na Revolução dos Baldinhos. Você conhece a história dessa comunidade que se organizou para fazer a gestão dos resíduos compostáveis no seu bairro, em Florianópolis?

Pois vale a pena! A gente colocou um videozinho dessa experiência lá na nossa Biblioteca/Videoteca, na verdade é só um trecho que fala justamente de quando os baldinhos foram implantados numa escola pública. 


Lá na EC 115N, as crianças da Sala Amarela já ajudaram a preparar os baldinhos do que PODE COMPOSTAR e do que NÃO PODE COMPOSTAR.



PODE COMPOSTAR:
NÃO PODE COMPOSTAR:
- Legumes crus
- Frutas ácidas
- Frutas não ácidas
- Comidas temperadas
- Casca de ovo
- Carnes


A proposta da rotina é assim:


- Todo dia, na hora da merenda, os baldinhos serão colocados na mesa, pras crianças fazerem a separação após lancharem.

- A cada dia, a sala conta com dois AJUDANTES DA MERENDA. São eles que organizam tudo e servem os colegas naquele dia.

- Após o fim da merenda, os ajudantes do dia irão levar o baldinho do que "pode compostar" para alimentarem o minhocário.



Além desta Sala, o Minhocário também receberá os resíduos orgânicos da cozinha. A Carla, ponto focal da Comissão no tema da compostagem, irá se reunir com a querida equipe que prepara a merenda da galerinha, para as orientações básicas do que pode/não pode compostar (isso vai acontecer na quarta dia 22).


E a ideia é que a gente possa ir trabalhando com as outras salas para que também incorporem a rotina dos baldinhos de resíduo compostável e de alimentação do minhocário.


Aos poucos, e em forma de rodízio, todo mundo vai participar.

Se cada um ajudar um pouquinho, não sobrecarrega ninguém e teremos um aproveitamento muito melhor desse resíduo que poderá virar um maravilhoso adubo para nossas plantinhas!

Comentários