PROJETO "COLETA SELETIVA"

O QUE QUEREMOS?

Nosso objetivo é despertar um pensamento crítico para a realidade que nos cerca e o impacto de nossas ações ou falta delas (no micro espaço) sobre essa realidade, no que se refere à gestão do que chamamos lixo, mas que também podemos chamar de resíduos sólidos.

O lixo que geramos acaba quando o lixeiro recolhe? O que acontece com o lixo
separado e o lixo não separado? Tem diferença? O que são os lixões? Estão perto/longe de nós?

Estas são questões que precisamos nos colocar como comunidade escolar, enquanto crianças e adultos responsáveis pela produção de resíduos, para juntos refletirmos como podemos melhorar e mudar a gestão do que chamamos de lixo e muitas vezes nem precisa ser lixo, podendo ser reutilizado ou reciclado de várias formas no ambiente escolar.

COMO?

A princípio, propomos atividades de sensibilização com as crianças para a questão da coleta seletiva. A partir das conversas iniciais, podemos implantar algumas iniciativas:

- Instalação de um Armário de Sucatas, em local apropriado a ser definido com a escola e a comissão que está repensando o uso dos espaços.

- Campanha "Traga sua Sucata para a Escola!", orientando as crianças e suas famílias para que contribuam trazendo resíduos secos e limpos, para uso com finalidades pedagógicas.

- Realização de Oficinas com Sucatas, para confecção de objetos e materiais de uso na escola

- Realização de Gincanas e Mutirões de Coleta Seletiva

- Parceria para a destinação de vidros ao reuso, por meio do sistema de coleta da Prefeitura da SQN 115

QUEM?

As crianças e adultos da comunidade escolar 115N serão os principais agentes de transformação na gestão dos resíduos sólidos da escola.

Mas poderemos contar com parceiros importantes, como a própria Prefeitura da quadra; o Serviço de Limpeza Urbana, que recebe escolas para visitas guiadas em suas unidades operacionais e conta até com uma apresentação do grupo de teatro; e também as cooperativas e associações de catadores que atuam com a coleta seletiva em Brasília.




QUANDO?

Fique atento ao calendário de atividades da coleta seletiva que a Comissão irá divulgar e venha repensar conosco sobre o consumo e o desperdício, reduzindo, reciclando e reusando!

Comentários