O QUE QUEREMOS?
Nosso objetivo é conscientizar sobre a destinação correta de resíduos orgânicos que podem ser manejados para virar composto (adubo) de ótima qualidade. A técnica de compostagem inicialmente adotada será a vermicompostagem, ou seja, o composto produzido por minhocas. Vamos reativar o minhocário da escola e construir outros com as crianças, atuando ao mesmo tempo na sensibilização das crianças e dos adultos que trabalham na EC 115N sobre a correta separação do que pode ser compostado.
ONDE?
O trabalho está sendo iniciado com a Sala Amarela (bloco II), pois várias crianças que participam da Comissão são desta sala.
Porém, a partir dos ajustes no formato da rotina a ser implantada com a turminha, o objetivo é replicar para todas as salas, envolvendo também a equipe da cozinha e demais profissionais da escola nos processos de separação dos resíduos orgânicos, e na construção e alimentação de minhocários.
COMO?
As principais etapas do projeto são:
- Sensibilização para a separação de resíduos secos e orgânicos, e trocas com as crianças sobre o processo de vermicompostagem.
- Implantação de uma rotina de separação dos orgânicos, a partir do modelo similar à "Revolução dos Baldinhos" para a gestão coletiva de resíduos: as turmas contarão com baldinhos para uso na hora do lanche, com a atribuição aos "ajudantes da sala" do dia para a correta destinação, envolvendo desta forma as crianças na prática.
- Os resíduos orgânicos dos baldinhos serão destinados ao Minhocário Central (o que já existia na escola e o que foi instalado a partir da atividade com a palhaça Cocada) - posicionados próximos à cozinha.
- Posteriormente, poderemos estruturar com as turmas, e a depender da demanda, a construção de minhocários menores para instalação em cada sala.
QUANDO?

Os passos iniciais já estão sendo dados, com a apresentação da Carla,
da Comissão de Meio Ambiente, nas rodas de conversa de abertura, a
construção do novo Minhocário Central, e a preparação dos primeiros
baldinhos com a turma da Sala Amarela.
Próximos passos serão informados em breve, fiquem ligados!
Nosso objetivo é conscientizar sobre a destinação correta de resíduos orgânicos que podem ser manejados para virar composto (adubo) de ótima qualidade. A técnica de compostagem inicialmente adotada será a vermicompostagem, ou seja, o composto produzido por minhocas. Vamos reativar o minhocário da escola e construir outros com as crianças, atuando ao mesmo tempo na sensibilização das crianças e dos adultos que trabalham na EC 115N sobre a correta separação do que pode ser compostado.
ONDE?

Porém, a partir dos ajustes no formato da rotina a ser implantada com a turminha, o objetivo é replicar para todas as salas, envolvendo também a equipe da cozinha e demais profissionais da escola nos processos de separação dos resíduos orgânicos, e na construção e alimentação de minhocários.
COMO?
As principais etapas do projeto são:
- Sensibilização para a separação de resíduos secos e orgânicos, e trocas com as crianças sobre o processo de vermicompostagem.
- Implantação de uma rotina de separação dos orgânicos, a partir do modelo similar à "Revolução dos Baldinhos" para a gestão coletiva de resíduos: as turmas contarão com baldinhos para uso na hora do lanche, com a atribuição aos "ajudantes da sala" do dia para a correta destinação, envolvendo desta forma as crianças na prática.
- Os resíduos orgânicos dos baldinhos serão destinados ao Minhocário Central (o que já existia na escola e o que foi instalado a partir da atividade com a palhaça Cocada) - posicionados próximos à cozinha.
- Posteriormente, poderemos estruturar com as turmas, e a depender da demanda, a construção de minhocários menores para instalação em cada sala.
QUANDO?




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