No sábado dia 15 de junho, conforme nosso calendário, tivemos nosso primeiro dia de mutirão para o preparo e plantio da nossa horta e foi simplesmente incrível!
ORGANIZANDO ANTES...

Como nós queríamos fazer em mutirão de fim de semana, combinamos com a Emater para o Carlos, pai que integra a Comissão, retirar antes os insumos.
Eles forneceram à escola composto orgânico, várias ferramentas e outros acessórios, como luvas e botas, além de cartilhas sobre Hortas Escolares, bem como uma grande quantidade de sementes (cenoura, beterraba e coentro).

Alface - Salsa - Arruda - Alecrim - Orégano - Hortelã - Cebolinha - Manjericão Roxo - Manjericão Verde...
E outras famílias também contribuíram com ferramentas e mais mudas e sementes.
Comunicação também é muito importante: divulgamos bastante nosso calendário nos canais da escola (bilhete, cartaz, meios virtuais), e fomos até a escola conversar com as crianças sobre a horta, onde tivemos a chance de trocar ideias incríveis sobre desenho, materiais, cuidados etc.

Todos mobilizados e organizados...
Tudo pronto para o grande dia!
DIA DO MUTIRÃO: PRIMEIRAS ETAPAS
No sábado, a gente precisou se organizar em várias frentes para as tarefas, pois quando a gente se organiza, o trabalho do mutirão rende muito mais!
As primeiras frentes foram:
- SEPARAÇÃO DAS GARRAFAS: a nossa campanha de arrecadação de garrafas PET foi muito bem sucedida, e conseguimos uma enorme quantidade!
Separamos para utilizar principalmente as de 1,5 e 2 litros, retirando os rótulos.


***
- PREPARAÇÃO DO SOLO E DESENHO DA HORTA: a preparação é feita com o composto orgânico, revirando e afofando bem a terra.

O desenho escolhido inicialmente foi em formato de U, por facilitar o preparo e manejo, e o posterior acesso das crianças, com caminhos em volta dos canteiros.
Horta é aprendizado o tempo inteiro, e aqui foi hora da matemática.
A equipe efetuou as medições para canteiros de cerca de 1 metro (de modo a facilitar também para o manejo das crianças) e preparou os dois canteiros principais, cavando também a vala para as garrafas.
Muitos pais e mães começaram a chegar e se envolver nas frentes de trabalho, e também tivemos a presença do vovô Antônio, que se disse verdadeiro "aprendiz de jardineiro" e foi inspiração para todos com uma energia de criança!
Também tivemos a presença da companheira Suzi Huff, que trouxe sua sabedoria agroecológica e insumos essenciais, incluindo o pó de rocha.
Representando a equipe pedagógica, tivemos a coordenadora Martha Scardua e a diretora Marta Caldas, além dos estagiários Aninha, Gabriel e Lucca, todos dando uma super-força!
***
- PINTURA DAS GARRAFAS: enquanto os canteiros nasciam, as garrafas já estavam separadas e limpas, prontas para receberem cor.
Como tínhamos pouca tinta guache, o método escolhido foi diluir as tintas em água, preenchendo as garrafas e fechando com tampa.
As crianças (e adultos!) se divertiram bastante nesta frente, criando cores incríveis. A Flávia, mãe do Caio e Helena, foi até o comércio local e conseguiu ainda mais garrafas! O trabalho nesta frente foi grande, porém bastante animado e super-colorido!
***
- CONSTRUÇÃO DAS MURETAS E COBERTURA DO SOLO: agora que os canteiros estavam prontas e as garrafas pintadas, era hora de começar a montar os murinhos coloridos nas valetas. Viva! Nosso canteiro estava tomando forma!


***
- PREPARAÇÃO DAS PLAQUINHAS: por fim, as crianças ajudaram a preparar as plaquinhas para identificação das espécies plantadas.
Sempre aprendendo, na horta é hora de treinar a escrita... E depois hora de treinar a leitura também - até para quem está aprendendo a ler!

HORA DE PLANTAR!
A equipe dos canteiros se animou e acabou abrindo mais dois espaços, além do grande canteiro em U inicial.



As mudinhas foram plantadas no central, e no canteiro em meia-lua foram plantadas principalmente as sementinhas - considerando também a hora do aprendizado, pois lá as crianças poderão observar desde a plantinha brotando até crescendo e amadurecendo para a colheita.
Já no caso do último canteiro a ser feito, faltaram garrafas, por isso a muretinha ainda precisará ser completada para proteger o que já foi plantado lá.
É por isso que este primeiro mutirão da horta foi incrível, mas não será o último, pois a horta é um espaço de cuidado contínuo e cíclico.
Ainda temos muito para fazer e vamos conversar nos próximos dias sobre todas as tarefas que precisamos organizar.
Mas o passo inicial já foi dado, e a parte mais maravilhosa disso tudo é a experiência coletiva de construir a horta em comunidade, envolvendo crianças e adultos nesse aprendizado!
Nós da Comissão de Meio Ambiente estamos muito felizes com a participação e presença de vocês!
Gratidão a todos que participaram desse primeiro mutirão, e que venham muitas outras vivências coletivas na nossa horta!

Que orgulho dessa comunidade sempre tão participativa!!!
ResponderExcluir