
No caso das atividades com a horta, tivemos 28 crianças inscritas pela manhã.
As atividades começaram na semana passada, com muita alegria!
Aos poucos, estamos nos organizando em nossas dinâmicas e rotinas, e em breve elas levarão para casa seus Diários da Horta.
Segue um relato dos primeiros dias com nosso pequenos hortelões:
DIA 1 - 25 de setembro

As crianças formaram suas equipes, pois no futuro a nossa proposta é que as equipes serão Guardiãs da Horta, assumindo algumas tarefas e responsabilidades de cuidados.

As crianças se dividiram para as tarefas deste dia.
Os do bloco I, principalmente de 1o e 2o anos, ficaram responsáveis pela rega com os nossos regadores recicláveis feitos com as garrafas tipo amaciante.

Já as crianças maiores, de bloco II, se divertiram fazendo a coleta das folhas secas com os rastelos, empilhando e transportando as folhas para a cobertura do solo na horta.

Na semana seguinte, separamos a turminha em dois grupos, sendo as equipes do bloco II na terça-feira, e as do bloco I na quinta-feira. Esta será a dinâmica que devemos seguir nas semanas em que houver atividades.
DIA 2 - 1 de outubro

Conforme os nomes que eles haviam escolhido na semana anterior, levamos os regadores recicláveis personalizados para as equipes Caliandra, Lobo Guará e Panda. As crianças ADORAM regar.


Além da rega, eles iniciaram o mapeamento da horta, já que para podermos organizar o manejo e o plantio de novas variedades, é preciso conhecer o que já existe e onde está.
Neste dia, pudemos contar com a presença querida da Suzi Huff, professora, geóloga, companheira de vivências agroecologistas e também entusiasta das hortas urbanas.
As crianças identificaram ervas e temperos e conversaram sobre usos e finalidades das plantas que iam mapeando.
O tempo voou tão rápido que neste dia só terminamos de mapear o primeiro canteiro, que é o maior.




DIA 3 - 3 de outubro

Estas não estavam com todos os nomes decididos, então a gente ajudou a personalizar os regadores na hora. A gente já tem equipe Lobo Branco e equipe Planta Carnívora / Passarinho (será um Passarinho Carnívoro?), e ainda tem equipe com tarefa de decidir o nome.

Em seguida, ajudaram a finalizar o mapeamento dos canteiros, identificando as plantas nos outros dois canteiros que faltavam. Elas são muito animadas e participativas, e já reconheciam várias plantinhas.
Nosso mapeamento ficou lindo, e olhando pra ele já poderemos planejar as novas intervenções na horta... Bom trabalho, Equipes Guardiãs da Horta!




Comentários
Postar um comentário